Um vizinho vinha conversando sobre abrir um negócio há pelo menos seis meses. Sempre que eu o via, era disso que ele falava. Eventualmente, eu me cansei disso.
“O que diabos você está esperando?” Eu finalmente perguntei.
Acontece que ele pensou que o processo de iniciar um negócio era realmente complicado. “Eu não quero passar por todas essas coisas”, disse ele, “a menos que eu tenha certeza absoluta de que minha idéia é perfeita”. Como muitos possíveis empreendedores, ele estava parado porque estava intimidado pela aparente complexidade das tarefas administrativas e legais envolvidas na criação de um negócio.
Então aposto que ele almoçará que poderíamos cuidar disso em menos de três horas.
Lembre-se de que estou falando apenas de se preparar para fazer negócios: não estou falando de escrever um plano de negócios (embora seja isso que você deseja fazer, aqui está um guia abrangente para escrever um plano de negócios ), obter financiamento , desenvolvendo um plano de marketing etc.
O objetivo é sair da estaca zero e começar a diversão.
Aqui está como:
1. Supere a coisa do nome da empresa.
Muitas pessoas agoniam sem parar por sonharem com o nome perfeito da empresa. Não. Se você está esperando até encontrar o nome perfeito, também está esperando para começar a ganhar dinheiro.
Em vez disso, pelo menos por enquanto, esqueça as propostas de marca e de venda exclusivas e todo o material de identidade comercial. E não se preocupe em encontrar o URL perfeito, o design do site ou a literatura promocional. Você está colocando esses carros muito antes do seu cavalo de negócios também.
Basta escolher um nome para começar a bola administrativa.
Lembre-se de que sua empresa pode operar com um nome diferente do nome da sua empresa. (Um formulário “fazendo negócios como” leva alguns minutos para ser concluído.) E você pode alterar o nome da empresa mais tarde, se quiser.
2. Obtenha seu cadastro como MEI.
Um MEI é um cadastro federal usado para identificar sua empresa. O cadastro é online e gratuito: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/
Mesmo se você não precisar de um MEI, obtenha um de qualquer maneira: é grátis, leva minutos e você pode manter seu número de Seguro Social privado e reduzir a chance de roubo de identidade, porque se você não tiver um MEI, seu SSN identifica sua empresa para fins fiscais.
Nota: Se você estiver usando um serviço jurídico on-line para configurar uma LLC ou empresa, não o utilize para obter seu MEI. Em vez disso, inscreva-se on-line no site do IRS . Você terá seu MEI em minutos.
Agora é hora de ir aos escritórios administrativos da sua localidade.
3. Registre seu nome comercial.
Se você não operar com seu próprio nome, sua localidade poderá exigir que você registre um nome comercial. Na maioria dos casos, você será aprovado no local.
4. Obtenha sua licença comercial.
Seu município ou cidade exigirá uma licença comercial. O formulário leva alguns minutos para ser preenchido. Use seu MEI em vez do número do Seguro Social para identificar sua empresa (por motivos de privacidade, se nada mais).
Você pode ser solicitado a estimar as receitas brutas anuais. Faça o seu melhor para estimar com precisão, mas não se agonize com isso. Você está apenas fornecendo uma estimativa.
5. Preencha um formulário de imposto de propriedade pessoal comercial (se necessário).
As empresas são tributadas por bens “pessoais”, assim como indivíduos. Onde eu moro, nenhum formulário é necessário para o ano em que o negócio é estabelecido.
Se você precisar preencher um formulário de imposto de propriedade pessoal da empresa e planeja trabalhar em casa usando computadores, ferramentas etc., que já possui, não será necessário listar esses itens.
Se você adquirir bens pessoais tangíveis durante seu primeiro ano de negócios, listará esses itens quando preencher o formulário de imposto sobre bens pessoais no ano seguinte.
6. Pergunte à sua localidade sobre outras permissões.
Cada localidade tem requisitos diferentes. Na minha área, por exemplo, é necessária uma “autorização de ocupação doméstica” para verificar se uma empresa sediada em uma casa atende aos requisitos de zoneamento.
Sua localidade pode exigir outras permissões. Peça. Eles vão te contar.
7. Obtenha um certificado de revenda (se necessário).
Um certificado de revenda, também conhecido como permissão do vendedor, permite que você colete impostos estaduais sobre os produtos vendidos. (Não há imposto sobre vendas de serviços.)
Se você vender produtos, precisará de uma autorização do vendedor. O site do departamento de impostos do seu estado possui detalhes completos, formulários etc., se você decidir se inscrever on-line, mas a maioria das localidades possui formulários que você pode preencher enquanto estiver nos escritórios administrativos.
8. Obtenha uma conta bancária comercial.
Uma das maneiras mais fáceis de estragar a contabilidade da sua empresa e possivelmente entrar em conflito com o IRS é combinar fundos pessoais e comerciais (e transações). O uso de uma conta comercial para todas as transações comerciais elimina essa possibilidade.
Obtenha uma conta comercial usando o nome da empresa e o EIN e use-a apenas para todos os depósitos, saques e transações relacionadas a negócios.
Escolha um banco ou cooperativa de crédito que seja conveniente. Confira suas cooperativas de crédito locais; frequentemente eles oferecem melhores negócios do que bancos .
9. Configure uma planilha de contabilidade simples.
Preocupe-se com o software de contabilidade empresarial, como o QuickBooks mais tarde. Por enquanto, basta criar uma planilha na qual você pode inserir o dinheiro gasto e o dinheiro recebido.
A contabilidade é simples, pelo menos a princípio. Tudo o que você precisa são colunas de receitas e despesas; você pode adicionar itens de linha à medida que avança.
Em vez de gastar horas brincando com software de contabilidade, imaginando possíveis categorias de despesas e receitas e criando relatórios sofisticados sem dados, gaste esse tempo gerando receita. Contanto que você grave tudo o que faz agora, criar um sistema mais formal posteriormente será bastante fácil. Também será mais divertido, porque você terá dados reais para inserir.
E agora você é um empreendedor, com todos os documentos para provar isso.